Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

segunda-feira, outubro 30, 2006

Sobre material didático impresso


Recebi uma sugestão por meio de uma postagem que me indicou que ao falar de material didatico não inclui o Material didatico impresso, o que resolvi fazer nesse momento.

Segundo Sartoti e Roesler o material didatico impresso para Ead, tem dinâmicas internas específicas de redação e de estrutura. Sua estrutura e linguagem têm função de quebra da caracterisitica monológica do livro, que separa produtores de leitores.

Ou seja, na Ead, a interação entre autor e leitor é insistentemente provocada e perseguida.
Aspectos como autonomia da aprendizagem e auto estudo não devem ser esquecidos quando do planejamento do material a ser produzido.

O material didatico é parte de um contexto educativo, com uma concepção pedagogica definida e assim deve ser pensado, como mediador e facilitador da construção de conhecimentos por parte dos alunos envolvidos.

A escolha do conteúdo, sua quantidade, qualidade, a interdisciplinaridade, sua consistencia, sua seleção, coerencia, funcionalidade, a avaliação e até o projeto gráfico precisam ser pensados e trabalhados exaustivamente e de forma multidisciplinar

A forma de organização do material didatico impresso, oferece ao aluno uma metodologia de estudo.

A definição da proposta pedagogica, o publico alvo, o modelo de interação , pode ser utilizado o mapa conceitual para planejamento e organização das atividades.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, Elisa

Seu blog está muito bonito, equilibrado, organizado e com bons textos.
Gostei bastante e vale à pena recomendar a todos os colegas para darem uma boa passeada por ele, bebendo água cristalina dos saberes em EaD.
um abraço cheio de carinho
sua colega e amiga
Eliã Siméia

9:13 PM

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home